terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Visita ao Acervo de Ilustrações




 Visita ao Acervo de Ilustrações do Instituto de Botânica


 A Biblioteca do Instituto de Botânica recebeu no dia 18/01/2016 a visita de um grupo de pessoas, todos interessados em conhecer ou rever a beleza das ilustrações originais ali conservadas, como também um pouco da sua história.
 O encontro foi organizado a pedido dos interessados. Entre eles estava o Dr. Carlos Antônio da Silveira Pagliuso, médico neurologista e sua esposa Cecília. Ele, filho da ilustradora Maria Isabel da Silveira, que trabalhou no Instituto de Botânica nos anos de 1939 a 1948 e produziu uma quantidade significativa de desenhos botânicos em bico de pena e aquarela, que foram utilizados em publicações como a Flora Brasílica, a Iconografia das Orchidaceas, entre outras, sob a rigorosa supervisão do então diretor e fundador do Instituto, Frederico Carlos Hoehne.
 Estiveram presentes também a Sra. Ester Silva Lowenstein, neta de Lilly Ebstein, personagem de grande importância, que trabalhou como ilustradora científica na Faculdade de Medicina de São Paulo, de 1926 a 1955, tendo colaborado e prestado serviços de ilustração ao Instituto Biológico, em seu início; o casal Mônica e Roney Cytryniwics, historiadores e editores dos livros Ciência e Arte – A trajetória de Lilly Ebstein Lowenstein entre Berlim e São Paulo, 2013 e do Catálogo do Acervo de Ilustradores Científicos do Museu do Instituto Biológico, 2015; o casal Carmen e Osvaldo Fidalgo, ela ilustradora e curadora do acervo de ilustrações do IBt entre os anos 1963 a 1995 e ele pesquisador micologista entre os anos de 1960 a 1980, foi também Diretor Geral do Instituto de Botânica; Catarina Nievola, pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Plantas Ornamentais, por meio de quem pudemos conhecer o Dr. Carlos; presença ainda a bibliotecária do IBt Sra. Lúcia Marins; o Sr. Elvis José Nunes da Silva, diretor do Núcleo de Ilustração e Divulgação do IBt e a Sra. Maria Cecília Tomasi, ilustradora do IBt entre 1981 a 2012, atualmente voluntária na organização do acervo de ilustrações do IBt.
 Tamanha foi a emoção e admiração de todos ao tomar conhecimento das maravilhas contidas nesse acervo, por sua beleza, por sua quantidade e condição de conservação.